Com um forte interesse na modernização e no uso de tecnologias ecológicas e inovadoras de produção, materiais e métodos, incorporando tecnologia e inovação em atividades de construção naval, permitiu-nos consolidar conhecimento técnico ao longo dos tempos e diversificar a oferta de produtos.

Os ENP apostam e colaboram em diversos e diferentes projetos de I&D com parceiros nacionais e estrangeiros. Os ENP participaram em vários projetos europeus no âmbito do 7º Programa Quadro, maioritariamente como utilizador final industrial ou produtor industrial, nomeadamente:

Eco-Refitec - Eco innovative refitting technologies and processes for shipbuilding industry promoted by European Repair Shipyards

Desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores para indústria de construção naval promovidos por um consórcio de Estaleiros de Reparação Europeus e associações navais que "visam melhorar a competitividade dos estaleiros navais europeus e das PME envolvidos na construção naval, reparação e retrofiting de navios. O projeto Eco-Refitec promoveu, através de desenvolvimento tecnológico e novas ferramentas, a adoção de melhoria no processo de decisão, quer para os estaleiros quer para o armador em processos de remodelação da frota existente, comparando desempenhos, processos e produtos e avaliação do impacto ambiental e do ciclo de vida da embarcação.

Mosaic - Materials Onboard: Steel Advancements and Integrated Composites

A proposta visa investigar duas novas ideias sobre as estruturas dos navios. Pressupondo a substituição de aços de classe A ou AH por aços HSLA com propriedades de alta tenacidade em áreas específicas da estrutura do navio, reduzindo assim o risco de rachas em áreas de concentração de stress. Os ENP desenvolveram e produziram todos os provetes em compósito por método de vácuo para os testes de laboratório.


FOUL-X-SPEL - Environmentally Friendly Antifouling Technology to Optimize the Energy Efficiency of Ships

Os ENP no projecto:
Como estaleiro naval com experiencia em tratamento de superfícies, em ancoragem seca para limpeza e aplicação de revestimento os ENP foram responsáveis por: concepção de painéis provetes das aplicações anti-incrustantes a serem testadas em laboratório e em campo (mar), no tratamento de superfícies para aplicação de tinta, análise de detecção de falhas de revestimento, elaboração dos melhores procedimentos para o revestimento, a divulgação dos resultados do projeto no quadro da construção e reparação dos estaleiros navais, como o mais importante estaleiro privado português.


SENSE & REACT - The context-aware and user-centric information distribution system for manufacturing

Numa instalação de produção fabril típica, as tarefas são atribuídas a diferentes funções de usuários. Para suportar todos os diferentes papéis, os sistemas de TIC precisam cumprir requisitos diferentes.
Para superar essas dificuldades, o Sense & React combina uma ampla rede de sensores com dispositivos móveis pessoais dos usuários, equipados com tecnologia de comunicação NFC e gestão inteligente de informações de fabrico em tempo real.